Projeto GingaHero

02/08/2010

Ao falarmos de interatividade, podemos pensar em um tipo de aplicação que leva este termo ao extremo, os jogos. Os jogos possuem a característica de envolver os jogadores de tal forma que fazem com que eles se sintam dentro da aplicação, ou seja, eles não se sentem apenas controlando os personagens, sentem fazer parte deste. E este tipo de experiência tem na maioria das vezes o objetivo de entreter, expandindo um dos campos que mais se beneficia na TV Digital, o entretenimento. Jogos também podem ser utilizados junto à programação, na forma de conteúdo extra. Eles podem, por exemplo, em um programa de auditório colocar o usuário interagindo com o programa ao responder perguntas que podem ser feitas aos participantes do programa, dando ao telespectador uma imersão maior no programa.

Os jogos também podem ser utilizados na TV para atos publicitários substituindo ou estendendo a propaganda com um jogo. Novos desafios são gerados ao iniciarmos a produção de jogos para a TV Digital. Inicialmente podemos pensar em três problemas maiores: hardware, programação e usabilidade. Quando pensamos em nível de hardware, vemos que os STB que estão sendo comercializados atualmente têm pouca memória e baixo poder de processamento, nos levando um passo atrás do que temos em nível de jogos no resto das plataformas, ou seja, somos levados a ter que trabalhar com pouca capacidade de memória e espaço físico para armazenagem e transmissão dos jogos. Quanto ao nível de programação, temos um problema advindo no fato anterior que nos faz buscar técnicas de programação de antigamente, de quando jogos eram comercializados em cartuchos e os vídeo games tinham limitações como a de um STB. Em nível de usabilidade temos o controle remoto como ferramenta de interação, pois é um dispositivo que não foi projetado para jogos, sendo assim necessário um estudo da melhor forma de utilizá-lo para tal. Este trabalho apresenta uma investigação sobre o desenvolvimento de jogos para Televisão Digital, tendo como foco principal o estudo das possibilidades para o Sistema Brasileiro de Televisão Digital. Para isto são buscadas experiências na utilização de jogos em outras regiões que já possuem a TV Digital. No cenário nacional propomos uma arquitetura para as diversas formas em que os jogos podem ser utilizados, assim como é apresentado um jogo desenvolvido para a validação de parte desta arquitetura utilizando o Ginga – o projeto GingaHero.

O GingaHero é um jogo musical baseado em grandes sucessos comerciais como GuitarHero e RockBand. A escolha deste jogo para validar a viabilidade de jogos para o SBTVD vêm de sua grande popularidade com jogadores de todas as idades,assim como a TV, e do fato de ser um estilo de jogo presente em todas plataformas, desde de consoles de última geração a celulares, transformando assim o Ginga numa possível plataforma de desenvolvimento de jogos.

Screens

Código

O código do jogo pode ser acessado em:

http://sourceforge.net/projects/gingahero

Autoria

Os autores do jogo são:

Herbet Ferreira Rodrigues – http://www.herbetferreira.com

Ricardo Mendes Costa Segundo – https://dtvgames.wordpress.com


Licença Creative Commons
GingaHero by Herbet Ferreira, Ricardo Mendes is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial 3.0 Unported License.
Based on a work at sourceforge.net.

Anúncios

5 Responses to “Projeto GingaHero”

  1. Renan Prata Says:

    Opa, gostaria de dar uma olhada no código…
    coloquem no ar os fontes no sourceforge, por favor e avisem por aqui…
    Estou acompanhando o trabalho de vcs

  2. Marcos Says:

    Parabéns!

    Baixei o código e vou dar uma olhada. Também acho que o Ginga é uma excelente plataforma para jogos. Jogos como esse, se forem disponibilizados na TV aberta de forma gratuita, farão muito sucesso.

    Marcos
    http://www.b4it.com.br
    b4dtv.blogspot.com

  3. Beto Says:

    Putz! atendeu o pedido da galera!!

    tô baixando agora! 😀

    /


  4. […] Projeto GingaHero Agosto, 2010 4 comentários 4 […]


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: